-
Arquitetos: Betillon & Freyermuth Architects
- Área: 6557 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Maxime Delvaux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2017, quando fomos contatados para participar do nosso primeiro concurso para projeto multifamiliar, respondemos positivamente, embora com muitos preconceitos sobre o desenvolvimento imobiliário e sua qualidade arquitetônica. Acreditávamos que poderíamos fazer melhor do que os outros. A realidade foi dolorosa. Nos vimos sobrecarregados pelas restrições, normas, regulamentos e economia de tais projetos. Levamos um tempo para digerir esse fracasso, engolir nosso orgulho e voltar ao trabalho com muito mais humildade.
Em 2019, a Premium Promotion nos convidou para participar de uma competição em Toulouse para um projeto envolvendo 100 unidades habitacionais usando materiais de base biológica e situados localmente. Embora esse tema e esses métodos de construção sejam relativamente comuns hoje em dia, cinco anos atrás, eram inovadores. Tanto nosso operador quanto nós éramos novatos completos nesse campo. Tivemos que deixar de lado nossos egos e humildemente abraçar essas novas práticas e técnicas de construção. Então, ganhamos a competição juntos, aprendemos juntos, duvidamos juntos, cometemos erros juntos e obtivemos sucesso juntos.
Pelo que sabíamos, um projeto habitacional dessa escala (104 unidades) usando isolamento de palha nunca havia sido feito na França antes. Para um projeto desse tamanho, eram necessários 5700 fardos de palha, atendendo a critérios específicos: densidade, umidade, qualidade e especialmente proximidade da produção para minimizar a pegada de carbono. A escolha da palha também influenciou o método de construção. Decidimos usar paredes com estrutura de madeira pré-fabricada. Cada elemento que compõe essas paredes (desde o isolamento até os diferentes materiais) foi obtido e trabalhado dentro de 200 km do local.
Graças à expertise e habilidades analíticas da empresa de madeira decidimos usar essas paredes pré-fabricadas como elementos de fôrma. Essa técnica traz uma economia significativa de tempo no canteiro de obras e considerável precisão na construção. O empreiteiro e o carpinteiro tiveram que adaptar suas técnicas para trabalhar juntos de forma perfeita. Assim como a dupla de Arquitetos/Investidores, uma dinâmica virtuosa nasceu desses dois ofícios. Destacando nossa abordagem inovadora, as varandas contínuas totalizam 2,5 km de comprimento, superando a distância entre a Place de la Concorde e o Arco do Triunfo em Paris.